sexta-feira, 16 de abril de 2010

Em comemoração ao Dia do Índio, "Tekoha" faz primeira apresentação




O espetáculo de teatro de rua, "Tekoha - Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno", apresentará quadros da peça, na Aldeia Urbana Marçal de Souza, em comemoração ao dia 19 de Abril, Dia do Índio. A atividade faz parte do projeto Caminhão da Cultura, promovido pela Fundação Municipal de Cultura.

Inaugurada na década de 90, a comunidade localizada no Bairro Tiradentes, é considerada a primeira aldeia urbana do Brasil, e os indígenas residentes ali, em maioria, são da etnia Terena. Para o Teatro Imaginário Maracangalha e toda equipe do espetáculo, fazer a primeira apresentação da peça, ainda que não finalizada, neste ambiente tem um significado importante. "A estreia oficial é prevista para primeira semana de Maio, mas, ser incorporado na programação do Dia do Índio, e apresentar na comunidade que leva o nome de Marçal, tem uma energia muito especial", afirma Fernando Cruz.

As apresentações do Caminhão da Cultura, terão início dia 17, sábado. Na segunda-feira, 19, o "Tekoha" entra em cena, às 19 horas.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pessoal, quando começamos a desenvolver o projeto, a criação do espetáculo, muitos amigos nos indicaram este documentário sobre a vida de Marçal de Souza. A produção participou do FUÁ - Festival Universitário Audiovisual, e recebeu muitos elogios, inclusive, foi premiado como melhor vídeo documentário.
Nós procuramos, achamos e pescamos o material que estava disponibilizado no YouTube. Sabe como é, TÁ NA REDE É PEIXE.

Nesta semana, iremos postar aqui as 3 partes do excelente vídeo documentário "Marçal de Souza: Um Pequeno Deus, Um Grande Ideal, Uma História Esquecida", produzido como Trabalho de Conclusão de Curso, pelos estudantes Marcos Bonilha, Ednaldo Souza, Dalila Cristina e Leonardo Fernandes Gordilho, do curso de tecnologia em Produção Multimídia da Anhanguera de Dourados.


PARTE 1



PARTE 2


PARTE 3

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Além da rotina diária dos ensaios, o elenco do espetáculo "Tekoha" não para de estudar. Debruçados nos textos Bertolt Brecht, e instigados pelas provocações de Fernando Cruz, diretor do espetáculo, o grupo, cotidianamente, faz reflexões sobre o trabalho que está sendo produzido, e o papel do ator neste contexto. O texto auxiliador no debate, neste caso, é o "Pequeno Organon" escrito em 1948, por Brecht.

Ainda nesta semana, o elenco e equipe técnica, assistirão ao filme "Terra dos índios",(1977) de Zelito Viana, documentário que percorreu diversas comunidades retratando a realidade dos indígenas no Brasil e suas dificuldades. Marçal de Souza, neste filme, revelou as condições precárias nas quais se encontravam esses povos.

Os estudos, através de filmes, livros, textos e debates, traz a possibilidade de perceber as várias formas que a história pode ser contada. Este processo continua durante todo o projeto. A pesquisa é contínua.