quarta-feira, 26 de maio de 2010

Estreia do espetáculo TEKOHA


Foto de Laila Pulchério



Depois de seis meses de pesquisa e muitos ensaios, o espetáculo “Tekoha - Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno”, do Teatro Imaginário Maracangalha, já tem data marcada para sua estreia. A primeira apresentação acontecerá no dia 28, sexta-feira, na Aldeia Urbana Marçal de Souza, e segue ao longo da semana em diversos pontos da Capital.
Após 26 anos do assassinato do líder indígena guarani Marçal de Souza, sua história será contada através do teatro de rua. A trajetória de vida, a resistência histórica na luta pela terra e direitos dos povos indígenas, será representada por cinco atores em cena, tendo como linha condutora a morte e o conflito no julgamento, além de uma leitura contemporânea do papel das instituições como, imprensa, igreja, poder público e latifúndio, envolvidas no contexto de sua morte.
Marçal, guarani - nhandéva, denunciou a invasão de terras pelos fazendeiros, explorações, ilegalidades e desrespeito com as populações tradicionais, e logo foi alvo de perseguição dos latifundiários, recebendo intimidações e ameaças até ser assassinado em 1983. Os acusados por sua morte foram julgados, mas absolvidos.
A criação do espetáculo passou por um intenso processo de pesquisa. Recursos audiovisuais, textos e debates, foram elementos essenciais para a construção de uma leitura crítica, e um entendimento mais amplo acerca da realidade dos povos guarani em Mato Grosso do Sul. Os movimentos sociais, pessoas que conviveram com o líder e pesquisadores, contribuíram para o desenho das linhas gerais da peça. Em Abril, o grupo contou com o valoroso auxílio de Edna de Souza, filha de Marçal, que esteve com a equipe para um bate-papo, junto com Margarida Marques, jornalista que acompanhou, e registrou, momentos significativos da luta de Tupã-i,
Fernando Cruz, diretor do espetáculo, afirma que “A partir da história de Marçal, pretendemos abrir uma reflexão sobre todas as lutas travadas pelas populações excluídas; lutas que traduzem a resistência de um povo e a garantia de melhores condições de vida. Isso nos remete aos povos quilombolas, aos movimentos populares e sociais, entre tantos outros. Marçal de Souza se correlaciona com todas essas causas.” Pontua Cruz.
O grupo apresentou quadros da peça em dois importantes momentos da cultura indígena do estado; em comemoração ao Dia do Índio, na Aldeia Urbana Marçal de Souza, e no evento AVA MARANDU – Os guarani convidam. A repercussão foi positiva, e ultrapassou as fronteiras pantaneiras, prova disso, foi o convite feito pela de revista online Kalango, que contará na sua primeira edição com uma reportagem sobre o espetáculo sul-mato-grossense.
A estreia acontece dia 28, às 18 horas, na Aldeia Urbana Marçal de Souza, dia 29, às 10 horas na Praça Ary Coelho, e às 17 horas, na aldeia Água Bonita, e por último, dia 30, às 15h, na Darcy Ribeiro.

O Teatro Imaginário Maracangalha foi contemplado pelo edital do Fundo Municipal de Fomento ao Teatro da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande - FOMTEATRO/FUNDAC, edição de 2009.

FICHA TÉCNICA
Direção: Fernando Cruz
Elenco: Emmanuel Mayer, Lika Rodrigues, Aniela Paes, Camilah Brito, Mauro Guimarães
Pesquisa: Patrícia Rodrigues
Alegoria: Lício Castro
Cenografia: Zé Eduardo Calegari Paulino
Figurino: Ramona Rodrigues
Fotos: Laila Pulchério
Produção: Ana Capilé
Preparação Vocal: Fábio Bernovique
Sistematização de conteúdo e Assessoria de Imprensa: Rafaela Muniz

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dois jovens indígenas e o cacique da etnia guarani, após a apresentação do espetáculo Tekoha - Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno, no projeto AVA MARANDU, falam sobre suas impressões sobre a peça. Assista!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Espetáculo Tekoha compõe programação do AVA MARANDU - Os guarani convidam

A estreia do espetáculo "Tekoha - Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno", já tem data marcada. A peça foi incorporada a programação do projeto AVA MARANDU - Os guarani convidam, realizado pelo Pontão de Cultura Guaicuru. Será na Sexta- feira(14), às 9 horas, na Praça Ary Coelho, que a população campo-grandese poderá conhecer a história de luta do líder guarani, Marçal de Souza.

É o início da caminhada. O grupo ainda irá passar, ao longo do mês de Maio, por cinco aldeias indígenas do Estado. As apresentações nas Aldeias Urbanas Marçal de Souza e Água Bonita, já estão confirmadas.

Esperamos todos!
Evoé.


SOBRE O AVA MARANDU
O projeto percorreu diversas aldeias indígenas em Mato Grosso do Sul, com oficinas de audiovisual e fotografias, e paralelamente promoveu dois concursos; um de Cartilha Ilustrada da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, e o outro de desenho, redação, poesia ou quadrinhos com a temática Cultura e Direitos Humanos dos Povos Guarani.
Para saber mais, visite o sítio do Ava Marandu
www.pontaodeculturaguaicuru.org.br/avamarandu/