segunda-feira, 28 de junho de 2010

TEKOHA - vídeo

Vídeo produzido pela equipe do Ibiss/Co - Instituto Brasileiro de Inovações Pró - Sociedade Saudável.

http://www.ibiss-co.org.br/site/noticiaVer/193/


quarta-feira, 2 de junho de 2010

" Um grito no silêncio de injustiça"

A semana de estreia do espetáculo TEKOHA chegou ao fim nesta segunda-feira(31), na Aldeia Urbana Marçal de Souza. A última apresentação foi marcada pela participação da comunidade, em especial, das crianças que puderam conhecer, através do teatro de rua, a vida deste líder indígena que deu nome a aldeia.







Durante o fim de semana, o Teatro Imaginário Maracangalha, passou por 4 localidades; nas aldeias Água Bonita, Darci Ribeiro e Marçal de Souza, além da apresentação no centro da cidade, na praça Ari Coelho. Muitas foram as impressões, diferentes conforme o público.



O Deputado Estadual Pedro Kemp - que assistiu a apresentação na noite de segunda - conta que quando foi presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos - Marçal de Souza (CDDH), durante o julgamento dos acusados do assassinato, a entidade saiu em manifestação pelo fim da impunidade, cobrando providências ao caso. "A nossa população ainda é carente de informações, não tem acesso, às vezes o que vem, chega de forma distorcida. O teatro reaviva, torna presente. O espetáculo Tekoha é dinâmico e didático, recontou a luta do Marçal. Em vários momentos me emocionei, pois Marçal influenciou muito na minha militância política." pontua Kemp.


O representante do Centro Indigenista Missionário (CIMI), Flávio Vicente, afirma que percebeu na peça simbolismos significativos da cultura indígena, que foram incorporados com cuidado ao espetáculo. "A relação do Maracá com Marçal foi utilizada muito bem, este é um instrumento de religiosidade, mas também de luta dos guarani. A peça é um grito no silêncio de injustiça."



A semana de estreias terminou, mas , a luta e o espetáculo continuam. Uma nova agenda de apresentações pelo interior do estado, está sendo elaborada.
Vida Longa ao nosso TEKOHA!