quinta-feira, 28 de agosto de 2014

8 Anos na Rua por Roma Rosário Roman

Texto lido no Seminário Arena Aberta:
Teatro e Movimentos Sociais
Sarobá de São Genésio


Estou aqui, venho depois de uma semana  surpreendente e já esperando um fim de semana maravilhoso com a minha gente de Teatro, fazendo juntos mais uma ação em que o Encontro de pessoas de luta, se fortalece. Que os últimos meses deste ano sejam cada dia mais intensos e desfiadores. Que o Teatro e a Política façam parte do nosso trabalho.

Espaços como este, de discussão horizontal, fraternos sem a burocracia ou hierarquia mostram cada vez mais a necessidade de apreendermos o uso poderoso dessa ferramenta de transformação social que é o Teatro, encurtando distâncias cada vez mais e mais até o público.

Como não sentir orgulho ao acompanhar a trajetória que o Imaginário Maracangalha  está trilhando, como não nos sentirmos contentes com o crescente número de público em todos os municípios do Brasil, por onde o Coletivo Imaginário Maracangalha se apresenta, todos são contaminados por essa trupe de figuras inusitadas, aquele cortejo de apaixonados teatreiros e teatreiras multicoloridos, que percorre as praças e ruas das cidades, que falam sobre a nossa cultura, cidadania, política e sinaliza para esse público, novas perspectivas sociais para nosso estado.

Desde que os artistas de teatro, cansados com o descaso com que tem sido tratados decidiram por ações que aglutinem todos os artistas, os quais expõem seus projetos, estabelecendo então momentos de reflexão e traçam projetos entre si, tendo como resultado a apresentação de propostas de ação para expandir o Teatro no estado, articulando-o a outras áreas do conhecimento humano e da gestão pública, criando condições de acesso ao seu fazer e consumo e, mesmo que não se leve em conta, também tem garantido oportunidades de trabalho digno para todos aqueles e aquelas fazedores de teatro e a inúmeros outros trabalhadores que tornam possível a sua concretização.

Meus sinceros votos para que o Imaginário Maracangalha com todos os seus integrantes, amigos, parceiros e colaboradores para que continuem engrossando as fileiras e fazendo deste ofício, um grande cortejo lindo, derramando poesia, e no seu transcurso, muitas, muitas pessoas venham se juntar à gente.

Evoé!



Roma Rosário Roman Anez
Teatral Grupo de Risco

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

MANIFESTO 8 ANOS NA RUA



São oito anos de existência plena descobrindo lugares e pessoas em cada canto que passamos, percebendo e ouvindo as narrativas dos lugares e principalmente mirando, olho no olho. 
Acreditamos que a arte transforma, não só um lugar, mas a gente também, pois não temos como separar uma coisa da outra, somos nós que fazemos e somos o lugar.
Acreditamos na alteridade para construção de uma sociedade humana e justa, sem perder o afeto que nos impulsiona a estar nas ruas com encanto de nos misturarmos. Sempre combativos, somos flores no asfalto, na rachadura nascemos que nem goiabeira, dando frutos e flores. Não temos privilégios, nem favores, nem segundos interesses encobertos pela dissimulação do cotidiano massificado e cooptável. Talvez por isso a alegria de dialogar com a cidade e sermos respeitados por ela, nas praças, calçadões, ruas, feiras no centro e na periferia, estamos em todos os lugares, pois arte não é feita para alguns eleitos, aptos, escolhidos ou especiais.
Especial é o momento em que nos encontramos com o outro, juntos transformamos. Lutamos por políticas públicas, para que o dinheiro público não seja mal utilizado e nem cobrado duas vezes de quem já paga impostos e que principalmente seja um direito de todos o acesso e usufruto. Daí a necessidade da seriedade e compromisso com o que fazemos e como fazemos, levando em conta a forma e o conteúdo, pois o público, ou seja, todos nós merecemos dar e receber o que temos de melhor, de verdade. Na crença de que existem muitos feitos da mesma essência que a gente e que irmanados damos o mesmo grito, o mesmo gozo , continuamos mesmo sabendo que para alguns não existe história, nem diálogo e que isto não tem importância alguma.
Somos o que somos, um encontro de comparsas que dentro e fora da cena constroem essa história. Gracias a la vida, a existência de seres de bem, em compartilhar e comungar na mesma festa, no boteco, na rua, na vida.

Seguimos cheios de felicidade e coragem. 

Avante, na rua, cara a cara, corpo a corpo, livres e felizes. Tudo misturado! EvoÉ!

domingo, 17 de agosto de 2014

ENCENA NA RUA - PORTO VELHO/RO

Apresentação do espetáculo Tekoha - ritual de vida e morte do Deus Pequeno em Porto Velho/RO 16 de agosto de 2014



Foto: Sesc Rondônia

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ENCENA NA RUA - PORTO VELHO/RO

Apresentação do espetáculo Areôtorare - o verbo negro e bororo do Índio Profeta,em Porto Velho/RO 14 de agosto de 2014.



Foto: Sesc Rondônia

domingo, 3 de agosto de 2014

MARACANGALHA no II FIIT




 FIIT 2014 - Festival Internacional de Itinerâncias Teatrais. Esse ano com a participação do:

Teatro El Baúl (Colômbia);
Contraelviento Teatro (Equador);
Compagnie Filles em Tropiques (Itália/França);
Teatro Imaginário Maracangalha (CampoGrande/MS-Brasil); 
Grupo Tecelagem (Jacareí/SP-Brasil),; 
Contadores de Mentira (Suzano/SP-Brasil); 
Clara Trupi de Ovos y Assovios (Mogi das Cruzes/SP-Brasil) e,
Cia do Escândalo (Mogi das Cruzes/SP-Brasil) entre outros. 
Os espetáculos ocorrerão em vários espaços da cidade de Mogi das Cruzes, continuando a aposta no conceito da itinerância geográfica, estética, técnica e conceitual.

Cia Estável recebe o Maracangalha em São Paulo


Em Agosto, a Cia. Estável recebe os parceiros do Teatro Imaginário Maracangalha, lá de Campo Grande - MS, e os parceiros da Cia. Sansacroma, da zona sul de SP. 
Quem puder, contribuir com 1kg de alimento, produtos de higiene pessoal ou agasalho.