Intervenção "$acRifício"
No Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, 22 de março de 2019, vale um registro especial. A apresentação do Teatro Imaginário Maracangalha mesclou dramaturgia das ruas, arte circense e referências cinematográficas para criar uma alegoria da história recente do país.
Em pernas de pau e simulando a manipulação de marionetes, atores representaram a influência do Imperialismo estadunidense sobre a política brasileira, mostrando um presidente que se curva aos interesses do capital internacional em detrimento da soberania do país.
Os bonecos agem e dançam sobre capacetes de operários, numa metáfora sobre a exploração da classe trabalhadora e de como o sistema faz com que os trabalhadores paguem pela crise que ele próprio criou.
A "mala $" e a farda caricata do general denunciam o conluio dos poderes para o golpe na democracia, "com Supremo, com tudo", culminando com a cabeça do ex-presidente Lula usada como "troféu" pelos golpistas – hoje no poder – numa alusão ao famoso filme "O Grande Ditador", de Charles Chaplin.
Por fim, os trabalhadores tomam a narrativa e impõem sua palavra: greve geral derruba general e capitão. Todo poder ao povo.
Viva, Fernando Cruz e Teatro Imaginário Maracangalha!
Foto: Reginaldo de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário