terça-feira, 3 de agosto de 2010

"Contos da Cantuária" arranca risos e aplausos do público trazendo lições medievais à atualidade

A arena foi formada na tarde de ontem (29) na Praça da Liberdade de Bonito, por crianças, jovens e adultos, que ouviram a competição de contos do grupo “Teatro Imaginário Maracangalha”. Durante a apresentação no 11º Festival de Inverno de Bonito, a interação com o público foi cheia de emoção com as risadas gostosas daqueles pequeninos que descobrem a expressão teatral. O texto era medieval mas o público pôde perceber que temas do passado tranquilamente podem ser abordados na contemporaneidade.

O autor da peça, Geoffrey Chaucer, nascido em Londres por volta de 1340, revela uma análise profunda da natureza humana, realizada com muito humor e simpatia. A encenação conta à história de vários peregrinos que pretendem visitar o túmulo de Santo Tomás Becket de Canterbury e se reúnem por acaso na taverna do Tabardo. O taverneiro sugere que cada um conte uma história, prometendo um belo jantar ao melhor narrador.
“Contos da Cantuária” é dirigido pelo ator e diretor Fernando Cruz que utilizando de diversos tipos de espaços para representação, investiga a arte teatral, discutindo e construindo conceitos através de diálogos estéticos.Busca as diversas possibilidades destes espaços e linguagens que levam em conta forma e conteúdo que possam interferir no cotidiano das pessoas, tornando o palco e a rua um local de observação e exploração quanto à pesquisa e expressão.

Fernando Cruz é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, participou de diversos cursos teatrais em Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Atuou em várias peças no Estado, como “Histórias Indígenas” e “Amor por Anexins”, além de ministrar cursos e dirigir várias peças. Fez cinema participando como ator do filme “Brava Gente Brasileira” e fez a preparação de elencos do filme “Paralelos”. Atualmente é diretor do Teatro Imaginário Maracangalha e preside a Cia. das Artes que é uma sociedade que reúne profissionais de diversas áreas com o intuito de pesquisar o universo das artes, produzir peças teatrais, shows musicais, exposições, ministra oficinas e workshops. Mantém um ateliê onde pesquisa, cria e elabora seus cenários, figurinos, bonecos e adereços, que são utilizados em suas produções, e também na elaboração de “ferramentas” pedagógicas para auxiliar os profissionais em Educação.


Fonte: Site 11° Festival de Inverno de Bonito
Gisele Colombo

Nenhum comentário:

Postar um comentário