segunda-feira, 16 de maio de 2016


De 16 a 19 de junho acontece o Encontro nacional de rede Brasileira de Teatro de Rua em Campo grande - MS. Dá uma olhada como foi no Ceará...
A Rede Brasileira de Teatro de Rua realizou seu XVII encontro presencial no Ceará de 14 a 18 de novembro de 2015. O encontro foi organizado pelo Grupo Teatro de Caretas, com o apoio da FUNARTE, Casa Civil do Estado do Ceará e dos articuladores da RBTR de todo o Brasil.
Criada em março de 2007, em Salvador – BA, a Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR é um espaço de articulação física e virtual de organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo. Tem na rede virtual sua maior fonte de articulação, mas conta também com os encontros presenciais, a cada 6 (seis) meses, onde são retiradas as suas deliberações e metas de ação. Estes encontros já foram realizados em diversos Estados, dentre eles São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre, Brasília, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, Bahia e agora nos organizamos para que aconteça no Ceará.
Tendo como missão primeira a luta por políticas públicas para cultura com investimento do Estado nas instâncias: municipais, estaduais e federal; busca a acessibilidade aos bens e produtos culturais, mais especificamente de teatro de rua, para os brasileiros, nivelando de forma equacionado todas as regiões do país.
O grupo articulador da rede responsável pela realização foi o Grupo Teatro de Caretas de Fortaleza - Ceará.
Hoje contando com articuladores nas 27 unidades federativas, a rede elenca mais 700 artistas que individualmente, ou em seus grupos, acionam os objetivos da Rede tendo como indicativos a difusão, formação e informação, registro, circulação e manutenção de artistas e núcleos de teatro de rua, e principalmente a democratização e desburocratização da utilização dos espaços públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário