segunda-feira, 22 de maio de 2017

VII Temporada de Chapéu




VII Temporada Do Chapéu

Nos dias 16 a 19 de março de 2017, o Teatro de Rua ocupou a cidade, o Teatro Imaginário Maracangalha realizou a VII Temporada do Chapéu nas ruas de Campo Grande.
Para iniciar, houve o tradicional Cortejo de Abertura conduzido pela Orquestra Vai Quem Vem e com demais artistas. A programação contou com mostra de teatro de rua, intervenção artística, performance, seminários, oficinas, lançamento de livros e sarau a céu aberto. 
A VII Temporada do Chapéu realizou de 12 (doze) espetáculos, de regiões diferentes do país e de Mato Grosso do Sul. Nas ações de formação aconteceu o Seminário Arena Aberta – A rua é nossa, com a participação de artistas de regiões diferentes do Brasil: Vera Parenza (RS), Vanéssia Gomes (CE), Marcio Silveira dos Santos (RS), Marcelo Palmares (SP), Luiz Valente (SP), João Rocha (MS). O mediador dos Seminários foi o diretor do TIM, Fernando Cruz.
“Tecendo um panorama do teatro de rua e as políticas públicas para espaços públicos no país, indagando qual é o espaço da liberdade de expressão nas ruas no momento em que o país retrocede em suas políticas sociais e na democracia, seguimos fortes e vivos na manutenção da arte pública para todos, é este o propósito de estarmos sempre atuantes”, explica Fernando Cruz.
Durante a Temporada, houve a “Oficina Teatro e o Corpo”, com o Grupo Pombas Urbanas de São Paulo e o lançamento de duas importantes publicações sobre Teatro de Rua. 

A “Temporada do Chapéu”, em sua trajetória de seis anos consecutivos e agora na sétima edição tornou-se referência de arte pública em Campo Grande, no MS e no país, tendo reconhecimento notório por sua qualidade de espetáculos, performance, intervenções e seminários.
O projeto conta com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais de MS (FIC 2015) e também, com o apoio cultural do SESC Mato Grosso do Sul, Central de Economia Solidária e Rede Brasileira de Rua.
As apresentações são realizadas em espaços públicos abertos dando acesso ao público de todas as idades e segmentos sociais, possibilitando ao o público campo-grandense ter acesso gratuito a produção teatral de rua do país e do MS. 
A Temporada do Chapéu privilegia a troca de saberes entre grupos e a comunidade local durante a mostra, qualificando dessa forma os grupos locais que muitas vezes ficam isolados de ações formativas referente a linguagem de rua e suas especificidades.
A parte formativa da Temporada do Chapéu também acontece em espaços abertos, destacando-se pela participação de importantes nomes do teatro brasileiro e de estudiosos sobre arte pública em espaços públicos com lançamentos de publicações, seminário e oficinas abertas à comunidade.

Arena Aberta

O “Seminário Arena Aberta” é reconhecido como um dos importantes momentos de debate e construção de conhecimento sobre a relação entre arte pública e políticas públicas para arte em espaços abertos dentro do direito a cidade, a cada ano que passa mais pessoas interessadas participam desse importante momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário